quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Um pouco de fonia

“O diabo sabe tudo porque é velho e não por ser o diabo.”
Jota QRP estava ouvindo atentamente um PY contar um fato classificado como estranho, para dizer o menos. Ele estava corujando uma operação quando um conhecido veterano parou subitamente de chamar. Até aí nada de mais, provavelmente ele havia desistido, concluiu o PY.
O curioso, continuou, é que depois de uns 20 minutos o veterano voltou a chamar, desta vez completamente fora do pile-up: 8Q7AA 8Q7AA DE PY2QRO PY2QRO. Isso não estava normal, será que ele havia ficado louco? Indagara o PY. Eu parei de chamar e comentei no VHF: “Esses velhos só estão no Honor Roll porque tem hora de pile-up! São uns pernas-de-pau. Onde já se viu chamar o DX dessa forma! Completamente fora da frequência, será que ele não sabe o que é split?”
O diabo, disse o PY desconsoladamente, é que o 8Q7AA parou o pile-up e foi atendê-lo na freqüência dele. Parecia estar combinado! Eu, narrava o PY, chamei imediatamente mas não fui atendido, ele fez apenas um QSO naquela condição e voltou para sua freqüência e passou a atender o pile-up em split. E eu acabei não fazendo a zona 26 finalizou o desconsolado PY.
Papah Yankee olhou para Jota QRP e este imediatamente ficou vermelho, sabia que a conversa iria para cima dele. Já estou me acostumando pensou Jota consigo mesmo.
Papah Yankee disse então: essa eu aprendi com o Jota. Uma ocasião, começou ele, estávamos tentando trabalhar uma estação de Glorioso e o pile-up estava difícil, a propagação para aquela região abre durante pouco tempo e temos que disputar com os europeus que se valem da famosa propagação Norte-Sul que oferece sinais fortíssimos. Além do que, continuou ele, Glorioso faz parte do terrível grupo francês no Índico, seguramente o agrupamento de ilhas mais difícil do DXCC: Tromelin, Amsterdam, Crozet, Kerguelen, Juan de Nova e Glorioso, além de outras.
Eu havia acabado de trabalhar a estação FR0DZ/G em 21.295 onde o pile-up já diminuíra, e estava corujando para tentar obter alguma informação, de como trabalhá-lo em CW - continuou Papah Yankee, quando ouvi: Piuái-tu-Quiu-Are-Pi, Piuái-tu-Quiu-Are-Pi” em chamadas curtas e precisas, como operam os cobrões de QRP. Mas que diabos, exclamei, o que o Jota anda fazendo aqui em fonia? Eu nem imaginava que ele soubesse falar!
O operador, um conhecido DXer, veterano de longos pile-ups voltou: “Hello Jay you are 55 over”. Jota QRP devolveu a reportagem e falou: “Hello Werner, por favor peça para o operador de CW em 20 metros atender as estações QRP a cada quarto de hora 10 kHz abaixo da freqüência de transmissão, ou seja, em 14015 transceiver”. O operador voltou: “Não se preocupe eu vou falar com ele, mas talvez seja eu mesmo quem vá operar CW no próximo turno que começará em 40 minutos. Vou ouvir 10 abaixo a cada quarto de hora. 73 Jay” e continuou a operação.
Filho de um dipolo! Exclamei. É assim que o miserável consegue suas figurinhas! Eu que ainda não havia conseguido um QSO em CW, fiquei atento ao combinado, talvez estivesse ali a oportunidade de escrever no log de CW o famigerado e terrível Glorioso.
Não deu outra, no terceiro quarto de hora, a estação bateu: PY2QRP DE FR0DZ/G UR 569 569 BK. Eu chamei em seguida com a potência reduzida para cerca de 100 watts, meu conceito de QRP, e recebi a reportagem: 589. Pelo menos eu havia conseguido entrar no log concluiu Papah Yankee.
Arrectis Auribus
de PY2YP – Cesar

Nenhum comentário:

Postar um comentário