segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Aprendendo com os erros

O sucesso é traiçoeiro; induz os homens a pensarem que são infalíveis.
Papah Yankee estava lá na varanda do seu sítio em Maracutaia da Serra contemplando as silentes montanhas ao longe. Talvez estivesse se lembrando de algum QSO, daqueles que ainda mandavam a reportagem correta e não o detestável 5NN.
Estava tão absorto com seus pensamentos que quase não ouviu um PY comentar seu aborrecimento por ter perdido uma expedição: "Quando o sinal estava realmente começando a ficar forte a estação transmitiu: TNX 2 ALL NW WE WILL CL 73 DE 5U7SI TU. Não pude fazer nada concluiu ele visivelmente desapontado. Fiquei ouvindo o pile-up ir diminuindo até desaparecer."
Papah Yankee então saiu do transe e falou: o venerável Old Timer W9KNI disse: "Most of the time we all are a looser". O que significa: nas mais das vezes somos perdedores.
Quando, em maio de 1979, finalmente saiu a tão esperada expedição para Abu Ail Jabal-At Air, começou Papah Yankee, todos ficamos felizes, finalmente o PY2CK, Jaime Freixo, iria voltar a ser número 1 no DXCC e iria encostar novamente no W6AM na disputa pelo topo.
Para os demais, Abu Ail era apenas mais um país, dos graúdos, é verdade, mas ainda assim não tinha o significado que tinha para o veterano PY2CK.
Desta forma, continuou Papah Yankee, agora com a voz amarga da derrota, não dei ao país a importância devida, imaginei que poderia esperar uns 2 ou 3 dias para o pile-up diminuir e então trabalhá-lo sem grande esforço.
Quando começou a operação, a estação J20BS/A estava em 21025 e pile-up estava monstruoso, parecia uivar, os europeus com sua localização privilegiada estavam fazendo a festa.
Ao final do primeiro dia chegara a notícia, o velho Jaime conseguiu trabalhá-los em 20 metros fonia. Um europeu, que tinha grande admiração pelo PY2CK avisou o operador da sua presença. Este então parou o pile-up e disse: Please PY2 Charlie Kilo call me on my frequency, e fizeram o QSO.
Nessa expedição, continuou Papah Yankee, eu estava operando com uma cúbica de quadro monobanda para 15 metros e 1 kilowatt e achava que não haveria como perder o país, assim, não me incomodei muito e continuei trabalhando outras estações ao invés de me dedicar em tempo integral à expedição.
No final do terceiro dia, veio a notícia: há uma grande possibilidade da expedição encurtar a permanência, correm rumores de que um barco patrulha do Yemen havia mandado um sinal de alerta para os operadores.
O desespero tomou conta do pile-up e a fúria redobrou. Até mesmo os que já haviam trabalhado começaram a chamar novamente, para um QSO de segurança ou, para uma outra banda. Eu então, retomou Papah Yankee, resolvi concentrar os esforços em 15 metros CW e passei a chamar alucinadamente, chamei durante 15 horas seguidas, com 1 kilowatt e uma cúbica, e nada! Não consegui ser ouvido, os europeus, americanos e os japoneses simplesmente bloquearam a banda, não houve jeito. Fiquei até o operador bater: SRI WE MUST QRT NW 73 DE J20BS/A CL. Estava perdida uma operação que nunca saberíamos quando poderia acontecer novamente.
A ilha Abu Ail está localizada no golfo pérsico, numa área politicamente conturbada e tem vital importância para o controle da navegação no golfo, o que dá a ela uma posição altamente estratégica, dificultando muito a obtenção da licença para operação. Só fui conseguir um QSO muitos anos depois, por sorte antes dela se tornar deleted, finalizou Papah Yankee com a voz grave pela perda.
Aprendemos mais com as derrotas do que com as vitórias. Desse dia em diante sempre tentei trabalhar as expedições logo nos primeiros dias, concluiu ele. Nunca se sabe...
Arrectis auribus.
de PY2YP Cesar

Nenhum comentário:

Postar um comentário