sábado, 7 de janeiro de 2012

Acredite sempre

Papah Yankee estava lá na varanda do seu sítio em Maracutaia da Serra recordando suas caçadas, quando um CQ transmitido pela buzina de um carro chamou sua atenção, eram os piuáis chegando para mais uma visita.
A algazarra tomou conta, um dos noviços estava tomado de grande excitação, ele havia sido contestado na noite anterior por uma expedição científica em South Sandwich e estava contando como o QSO acontecera, quando um PY disse com aquele ar de sabedoria própria dos iniciados: Nem perca tempo mandando o QSL, não há qualquer notícia sobre atividade naquela ilha. Você trabalhou um pirata, zombou ele.
Papah Yankee então disse: Um DXer deve ser antes de tudo um crédulo, deve acreditar em cada QSO, trabalhe antes e se aborreça depois. Algumas vezes funciona.
Lembro-me, começou ele, que após a expedição a Clipperton o Iraq passou para o primeiro lugar na lista dos mais procurados.
O governo do Iraq, a exemplo da China e de vários outros países, havia proibido qualquer atividade radioamadorística há muitos anos e apenas os veteranos tinham um QSL daquele país.
Um sueco que trabalhava para o Ministério das Relações Exteriores havia sido mandado para o Iraq e conseguido, não se sabe como, fazer uma operação a título de demonstração. Ele havia feito apenas 16 QSOs em fonia com um guarda armado apontando-lhe uma metralhadora.
Essa pequena demonstração acabou surtindo efeito e o governo do Iraq permitiu a instalação de uma estação na Universidade de Bagdah. Naquele tempo, os boletins demoravam muito a chegar e a atividade dessa estação foi pouco noticiada.
Num sábado de manhã eu estava corujando 15 metros, continuou Papah Yankee, e como sempre eu estava prestando atenção nos sinais fracos, sinais fracos sempre trazem emoções fortes, ensinava ele.
Assim, continuou, eu iniciava a coruja em 21.000,0 e ia subindo lentamente até 21.060,0 anotando os sinais numa folha e verificando a propagação, isso sempre trazia bons resultados.
Nesse dia, escutei a famosa estação saudita HZ1AB, como sempre com bom sinal, o que indicava uma abertura para o Oriente Médio. Mais acima um russo chamando geral, com o característico piado, fui subindo, quando escutei um conhecido DXer alemão em QSO.
Resolvi parar e ver quem ele estava trabalhando, quando ele passou o câmbio ele bateu apenas: 73 ES TKS DE DJ4PI. Ele havia omitido o indicativo da estação de DX propositadamente! A resposta do DX veio, com um sinal fraco e misturado no QRM: QSL DR EMIL TNX FER QSO ES 73 SK DE Y?1BGD. Justamente na passagem do indicativo veio o QRN e cobriu a segunda letra do prefixo.
Papah Yankee imaginou que pudesse ser YS1BGD pois tivera sensação de ter ouvido uns pontinhos. Esperou um pouco antes de virar a antena para a América Central e ficou prestando atenção na freqüência quando o DX começou a transmitir: QRZ DX DE YI1BGD. Não é possível, raciocinou ele, o Iraq está QRT há mais de 20 anos, só pode ser um miserável pirata fazendo suas gracinhas, mas… Ele então resolveu transmitir QRL Y?1BGD QRL? A estação respondeu YI1BGD QRV. Papah Yankee passou a reportagem e ouviu: UR RST 539 HR OP IS MAJID QTH BAGDAH RIG IS ATLAS 210X UR MY FIRST PY PSE QSL VIA BOX 56O BAGDAH TKS FB QSO 73 DE YI1BGD SK.
Papah Yankee mandou o QSL para o endereço solicitado sem green stamp ou IRC, não mandou sequer o SAE, a estação não existia mesmo!
Algumas semanas depois o carteiro trouxe uma carta com um selo do Iraq e dentro o QSL. Papah Yankee não acreditou no que estava vendo: Iraq confirmado!
Arrectis auribus.
de PY2YP – Cesar

Nenhum comentário:

Postar um comentário