domingo, 5 de fevereiro de 2012

O louco da ilha

Nós damos sempre facilmente aquilo que não exigem de nós e que nada nos obrigava a dar. (Gontcharov)
Subitamente surge nos principais boletins de DX que a ilha de Macquarie está novamente ativa. Quem opera é um louco, dizem. Ele opera alguns minutos, (fica irritado e desliga), e estabeleceu um rígido sistema de horário. Que ninguém ouse chamá-lo fora da agenda: ele o coloca numa lista negra e diz que um enorme pinguim, Kevin, o eliminará para sempre, diz até que o pinguim é mais conhecido como Pinguinator, numa alusão ao Exterminator, conhecido personagem do cinema de ficção.
Sem qualquer razão aparente ele diz que a estação VK0LD, que estava prevista para operar até novembro de 2000, entrará em QRT no último dia do ano de 1999. Algumas poucas estações brasileiras conseguiram trabalhá-lo, a maioria do nordeste do Brasil que teve propagação no dia em que ele dedicou sua operação para a América do Sul. Agora já não há mais dúvida, é louco mesmo. Irritou-se irremediavelmente e não operará mais, dizem uns; achou coisa melhor para fazer do que ficar no rádio, dizem outros.
Sem qualquer aviso prévio, Alan Cheshire começa a operar no primeiro dia do ano, como VK0MM (Macquarie Millenium). Será mesmo louco ou está expondo seus talentos de diretor de suspense? Ou seria drama? Os contatos sucedem-se dentro do rigor estabelecido, e as estações do sudeste começam a ficar preocupadas, as condições de propagação são muito ruins. Finalmente no dia 16 de janeiro ele marca uma hora para a América do Sul, em 15 metros, às 03:00 UTC. Os bons ventos da propagação ajudaram e todo o mundo que apareceu na freqüência o trabalhou sem dificuldade. QSL, diz ele, só quando terminar sua estada na ilha: não serão serão pagos antes do ano 2001.
No dia 26 de janeiro, Alan surpreende mais uma vez e aparece no ar como AX0LD em comemoração ao dia da Independência da Austrália. Fez cerca de 850 contatos. Ele diz que nomeará um manager para esta operação apenas e abre “concorrência internacional” para escolha do manager.
O CWSP decide entrar na disputa para ser designado seu manager, como forma de divulgar o Grupo e ainda devido ao fato de que Macquarie está no ar a maior parte do tempo em CW.
Daremos o cartão em troca de colocar o logotipo do CWSP, e mandaremos o excedente do dinheiro arrecadado para onde for indicado, é o que colocamos no e-mail ao Alan. Dissemos ainda: O CWSP tem como objetivo principal divulgar a telegrafia e o radioamadorismo, e temos observado o seu trabalho em telegrafia.
Alan recebeu 250 oferecimentos de estações da Europa, USA e Japão. Fez uma lista reduzida de 4 estações (2 do Japão 1 dos USA e PY2GCW), e começou a negociar. As demais estações fizeram suas ofertas, e o CWSP apenas disse que oferecia os cartões e que era o trabalho de um Grupo que oferecia apoio em troca da divulgação da telegrafia, mais nada. Não era o trabalho de um indivíduo com intenções de se tornar conhecido ou perceber algum resultado financeiro. O dinheiro excedente, seria encaminhado a ele ou a quem ele mandasse, dissemos.
A seriedade do CWSP, o objetivo do grupo em divulgar a telegrafia, fez com que fossemos escolhidos e fomos mais uma vez surpreendidos: Alan disse que o excedente da arrecadação seria doado a uma instituição de caridade à escolha do CWSP. Nada pediu em troca, apenas que ao fazer a doação a encaminhássemos com um cartão onde deverá estar escrito: "From the international Amateur Radio community as a mark of thanks to Alan Cheshire who operated from Macquarie Island as AX0LD on 26th January 2000".
O mundo seria muito melhor se todos dessem um pouco de si, a exemplo do que Alan fez. Nosso muito obrigado a ele.
Arrectis Auribus
de PY2YP – Cesar

Nenhum comentário:

Postar um comentário