segunda-feira, 17 de setembro de 2012

O diamente na areia

Devido às constantes turras entre a Arábia Saudita e o Iraque foi criado pela ONU uma zona desmilitarizada com a forma de um gigantesco losango. Esse losango chamado de Saudi Arabia - Iraq Neutral Zone atendia aos requisitos da ARRL para ser um país para o DXCC recebendo o prefixo 8Z4; àquela época não havia essa idiotice de entidade, era país mesmo.
Em 1978 eu estava morando em Atibaia e tinha uma estação modestíssima: T4XC, R4C, SB220 e um V invertido para 20 metros dependurado num poste de madeira; nada mais do que isso. Na sexta-feira dia 11 de agosto de 1978 a minha secretária entra na sala e diz: "tem um senhor dizendo que precisa falar-lhe e que é urgentíssimo", caso de vida ou morte finalizou ela. Eis que entra esbaforido ninguém menos que o Fred Carrato, PY4KL, que estava em Atibaia visitando sua filha casada com um engenheiro meu colega de obra. Após os abraços e cumprimentos ofereci uma poltrona ao Fred e passei a escutar que urgência era essa e ele então, entre uma bicada e outra no café, passou a contar sobre a grande novidade que um americano havia lhe falado há poucos dias em 15 metros; dissera-lhe: "Fred be aware during upcoming middle August finally the diamond in the sand will be on the air by a local." e mais não disse, nem precisava. O Fred e eu passamos a conjecturar quem seria o misterioso operador: JY3ZH é da família real da Jordânia, ou talvez o próprio rei JY1, ou o pessoal que operava HZ1AB ou talvez o grande telegrafista saudita HZ1HZ muito influente junto ao rei. O Fred precisava apenas de um país para entrar no Honnor Roll e um QSO com a Zona Neutra proporcionaria uma entrada com toda a pompa e cerimônia, afinal 8Z4 estava em primeiro lugar na lista dos most wanted, o país havia sido criado e ainda não houvera qualquer operação.
O problema era o mesmo de sempre: conseguir uma licença, que neste caso, excepcionalmente, eram duas. Os principais DXers do mundo tentavam em vão consegui-la. Depois de muito tentarem finalmente um operador não muito conhecido, mas muito influente, premido pelas pressões resolvera falar com o rei da Arábia Saudita, seu primo. Não se sabe bem como, conseguiu a permissão de ambos os países: pelo lado da Arábia o primo Faissal quebrou o galho; pelo lado do Iraq nunca ficou claro como foi que conseguiu a licença, mas o fato é que lá estava o Abdullah, HZ1BS, com toda a papelada e não deu outra, foi para a Zona Neutra em meados de agosto de 1978 com toda a bagagem: grupo gerador, tendas com ar condicionado, transceiver, antenas de fios, a comitiva de criados e algumas garotas mais valentes escolhidas do seu próprio harém. Na empolgação o Abdullah esqueceu um item essencial: o VFO remoto.
O DX realmente apareceu mas só no domingo produzindo o mais horrível pile-up que o Fred e eu já havíamos ouvido até então. Sem o VFO remoto e sem muita familiaridade com pile-ups o Abdullah não teve dúvidas e inovou com uma operação denominada russian roulette. Ao invés de chamar CQ ele fazia o que em contestes se chama peek and pounce, os DXers ficavam chamando em diferentes frequências e ele ia voltando aos chamados. A banda de 20 metros ficou coalhada entre 14.100 e 14.300 de operadores berrando: Abdullah this is piaui two yankee papah ou como o Fred chamava: Piaui four kilo lima kilo lima. Quando o Abdullah contestava alguém, uma turma enorme chamava na frequência ou alguns kilohertz mais acima ou mais abaixo e a banda parecia tomada por um gigantesco enxame de abelhas correndo para cima e para baixo atrás do HZ1BS/8Z4. Vez por outra o Abdullah parava por intermináveis minutos; em 14.195 o seu fiel escudeiro Salim, OE6EEG, anunciava: "Abdullah will be back in a few minutes, you know, he has lovely girls inside the tent.". Por sua vez o HZ1BS anunciava suas paradas dizendo: "I must QRT now, I have trouble with the generator...". Cá do nosso lado a linha Drake trouxe uma vantagem que se mostrou decisiva, coloquei o VFO do RX em 14.140 e o VFO do TX em 14.270, um para o pile-up europeu e outro para o americano, e com isso eu podia chamar transceiver pelo RX e pelo TX com apenas um retoque na sintonia. Este expediente evitava que precisasse correr com o VFO atrás do Abdullah sob o risco de ver os VFOS desmontarem.
Não tivemos sorte no domingo embora tenhamos ficado quase roucos de tanto chamar o Abdullah. O Fred por volta da meia noite foi para a casa da filha e eu ainda fiquei uns minutos até a propagação ir embora. Na segunda-feira peguei o Fred por volta das 15:00, quando a banda começava a dar sinais de vida, e deixei o Fred chamar sozinho. Por volta das 18:30 locais ele disse: Thank you Abdullah you are five nine from piaui for kilo lima. Peguei o microfone imediatamente mas o ele já havia virado o VFO, não adiantava correr atrás dele, a banda estava literalmente tomada, o jeito era sentar numa frequência e aguardar pela volta do HZ1BS. Ali pela meia noite desliguei tudo e fui dormir muito preocupado, a operação poderia ser encerrada a qualquer momento. Na terça-feira somente pude ir para casa depois das dezoito horas. Linear sintonizado, TX4C lá em cima, na banda americana e finalmente por volta das 22:45 zulu o Abdullah diz: "I am sorry guys but I have trouble with the generator". Hummm... tomara que seja uma rapidinha. Deixei o TX4C na mesma frequência e vez por outra eu chamava: "Are you there Abdullah this is piaui tu uaipi?" Finalmente às 23:06 zulu o Abdullah respondeu: "Yes, papah yankee two yankee papah I am back you are five nine". Respondi imediatamente: "Thank you. You are five nine, did you fix the generator?" Juro que ouvi uma gargalhada junto com o gigantesco barulho do pessoal chamando na frequência.
73 DX de PY2YP - Cesar

Nenhum comentário:

Postar um comentário