sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Lids à solta

Indaiatuba, 20 de agosto de 2012, 11:34 UTC, 10 metros SSB.
- D64K: Papah yankee two again
- Papah yankee two yankee papah
- Papah X-ray five lima india delta... india delta... india delta

- D64K: Papah yankee two again
- Papah yankee two yankee papah
- Papah X-ray five lima india delta... india delta... india delta (apresentando visíveis sinais de nervosismo)

- D64K: Papah yankee two ending papah only please
- Papah X-ray five lima india delta... india delta... india delta (ensandecido)
- Papah yankee two yankee papah

- D64K: Only Papah yankee two ending papah all others stand by please
- Papah X-ray five lima india delta... india delta... india delta
- Papah X-ray five lima india delta... india delta... india delta
- Papah X-ray five lima india delta... india delta... india delta (agora em desespero)
- Papah yankee two yankee papah

- D64K: Only Papah yankee two ending papah. Ending papah please. All others QRX.
- Papah X-ray five lima india delta... india delta... india delta
- Papah X-ray five lima india delta... india delta... india delta
- Papah X-ray five lima india delta... india delta... india delta (o descontrole tomou conta do cérebro; já não escuta mais e está completamente rouco)
- Papah yankee two yankee papah

- D64K: I am sorry. Delta kilo three germany bravo you are five nine
- Papah X-ray five lima india delta... india delta... india delta (sobrou apenas um resquício de voz, já não atrapalha)

Sigi, DL7FT, que estava ao microfone de D64K interrompe o pile-up e começa um longo QSO com um seu conterrâneo. Os sinais permanecem ligeiramente acima do ruído durante quase todo o comunicado. Cerca de intermináveis 5 minutos depois o sinal começa a subir rapidamente, S3, S6, S8 quando Sigi passa para inglês e diz: I am sorry guys for taking the QSO so long but I had to do that. O sinal agora está em S9+10 dB. Penso comigo: agora ele não escapa basta que solte o PTT e estarei no log. Não haverá LID no universo que possa me atrapalhar, além do que o LID está completamente afônico. Mas, o Sig termina sua fala comunicando: I'm changing frequency to one eight one four zero. Faço algumas chamadas mas de nada adiantam, ele realmente fora embora levando consigo o deplorável LID.
Nada restando que pudesse ser feito, desliguei tudo, desconectei as antenas, peguei a xtal e voltei para São Paulo, já com um certo atraso e obviamente frustrado. Decidi que auto ministraria o indispensável anti-depressivo durante o gray-line do anoitecer, black label of course.
Uma das coisas de que me orgulho na minha carreira de DX são os meus logs em papel que fizeram parte da minha estação entre maio de 1974 e abril de 1994 quando encerrei o log com J88DS em A2. O velho log com letra de engenheiro dera lugar a um moderníssimo 386 rodando o DXBASE embaixo do DOS. Ao migrar para o log eletrônico havia ficado a promessa de digitar os logs quando sobrasse um tempinho, promessa que ficou me incomodando por longos 17 anos até que no segundo semestre de 2011 finalmente a cobrança venceu a preguiça e comecei a digita-los, QSO por QSO, página por página, todos devidamente checados e rechecados ao final de cada página. No início a tarefa era terrivelmente entediante, um porre. Mas, aos poucos começaram a surgir alguns países em bandas que não me lembrava mais de tê-los trabalhado algum dia. Em 15 metros: 8Z4A, Zona Neutra; 3Y5X, Bouvet; KZ5OJ, Zona do Canal. Em 10 metros: HK0AA, Serrana Bank; D68KN, Comoros; ZK1MB, North Cook; KP2/KP1, Navassa e ZS8MI, Prince Edward. Ao terminar a digitação comecei a me amaldiçoar por não ter feito isto antes, cobrar esses QSLs depois de tanto tempo não seria das tarefas mais simples. A Mary Ann Crider, WA3HUP, havia encerrado suas atividades como um dos mais respeitados managers do mundo e não consegui confirmar a Zona Neutra em 15. O manager de HK0AA havia falecido e sua viúva queimara o log com grande satisfação e algum resquício de vingança, tardia, mas ainda assim doce, segundo me disseram. O QSL para o manager de D68KN havia retornado com os dizeres: "destinatário não encontrado". Os demais recebi-os todos, inclusive Navassa em RTTY de uma outra operação. A Zona do Canal os meus apontamentos dizem que tenho confirmado, o diabo será encontrar o QSL de KZ5OJ no meio dos milhares de QSLs que tenho guardado em Indaiatuba. Tenho outros QSOs com KZ5 em 15 mas os logs perderam-se no tempo, uma pena.
Ao anoitecer o anti-depressivo black label, straight for sure, me fez esquecer o incidente com o D64K e passei a procurar uma forma de recuperar o D68KN de março de 1991. Pedi ajuda a um amigo japonês sobre o paradeiro do manager, JL3UIX, mas as notícias não foram boas, ele abandonara o rádio e mudara de cidade. Fiz uma pesquisa na internet e encontrei uma foto do QSL com os indicativos dos operadores e pude mandar alguns e-mails. Depois de alguns dias recebi a resposta de VK4IMX ex-JJ3IMX que havia se mudado para a Austrália e por sorte ainda mantinha uma cópia do log e alguns QSLs em branco. O Yoji, muito gentil, enviou o QSL confirmando o país número 339 em 10 metros. Com os novos: Swains, Papua e Salomon, trabalhados após Comoros mas ainda não confirmados, chegarei em 343, o que considero um número digno de países para a banda de 10 metros que é uma banda difícil.
Para alguns operadores egressos daquela banda, aquela próxima aos 10, o DX Code of Conduct é letra morta e enterrada, não sabem do que se trata. Nem poderiam.
Fica a lição: confirme os países logo após trabalha-los e durante o pile-up veja se o LID do sul não está no ar.
Post scriptum: O indicativo PX5LID é fictício mas os fatos são verdadeiros.
73 DX de PY2YP - Cesar

Um comentário:

  1. Caro Cesar!!! Este é um problema que está comum nestes tempos, no caso de D64K perdi de bandeja em 15m e 20m justamente por causa de um PY...SUL?? que aliás tem me aumentado os cabelos brancos. Felizmente consegui trabalhar em 40 SSB e CW, mas ficou a frustração de não ter wkd on other bands.
    Abraço e 73's Freddy PY3YD

    ResponderExcluir