domingo, 17 de junho de 2012

KH8SI Swains Island

País novo é sempre bem-vindo, mas precisava ser em dose dupla? Por que não se contentam apenas com Montenegro? Ficaria bem melhor 1 em 2006 e outro em 2007. Afinal fazer 2 países em um mesmo ano pode dar overdose de adrenalina. Mas, já que assim querem, assim será. Vamos ver como fazer para eliminar esta pendência, pensava eu na semana que antecedia a operação. A situação andava um tanto complicada aqui para o meu lado. O QTH de Indaiatuba, ainda inoperante não se mostrava como a melhor alternativa para trabalha-los, as yagis de 10 e 15 metros estão travadas em direção ao norte, o que poderia ser uma solução para um QSO pelo caminho longo em 15, já que 10 metros não haveria a menor possibilidade com a MUF do jeito que anda. A yagi de 20 metros que poderia resolver qualquer pile-up está inoperante, é preciso desce-la e trocar o balum que deve estar queimado, além do mais, está fixa para o sul da europa. Igualmente fixa na mesma direção está a Yagi de 2 elementos para 40 o que complica bastante uma vez que furar pile-up via LP não é das perspectivas mais animadoras. As quatro torres da antena de 80 metros estão servindo apenas como enfeite no quintal, a antena está com a caixa de fasamento em reparos e não daria tempo de montá-la para o final de semana. No QTH de São Paulo a situação estaria bem melhor se o país ficasse em qualquer outra região, justamente na direção do pacífico central tem um prédio ao lado do meu, e muito mais alto, o que atenua os meus sinais em mais ou menos 15 dB. As antenas aqui são de fio para as bandas baixas e uma valente KT34XA para 10, 15 e 20. Claro, não tenho antenas para as bandas WARC. Decisão difícil, as notícias apontavam para uma expedição de curta duração, mais ou menos 3 dias, com início na 6a feira ou no sábado. Nestas ocasiões, o ITSHFBC é de grande valia para ajudar na decisão; na 5a feira fiz algumas análises e descobri que não haveriam janelas para os pile-ups nas bandas baixas. Quando saiu VU4, meu último país, as previsões apontavam uma excelente janela por volta das 22:30 locais, sem propagação para a Europa e USA e sinais iguais aos nossos com o Japão. Refiz esta mesma análise para KH8/S que apontou uma janela entre 16:30 e 17:00 em 15 metros. Já na parte da manhã a briga em 40 metros seria sangrenta, haveria propagação para VK, ZL, JA e US-W, tudo junto além, é claro, dos nossos queridos irmãos LU e CE. Mesmo assim, as experiências passadas com o pacífico em 40 metros pela manhã aqui de São Paulo eram desanimadoras; a absorção do prédio e o baixo ganho da Vê-invertida me empurraram para Indaiatuba. Fui para lá na tarde da 6a feira e jurei solenemente consertar as antenas antes de dezembro. No final da tarde refiz os cálculos e preparei minha sempre presente lista de bandas e horários. Por volta das 22 tomei 3 copos de água e fui dormir.
Sábado, 29 de julho, 02:30 hora local.
A natureza cumpriu seu papel. Acordei e após as devidas providências hidráulicas me dirigi à sala de rádio. Dei uma olhada no quintal e fiquei alguns minutos olhando a chuva mansa. Maravilha, pensei, essa chuva vai me dar uns 10 dB adicionais devido ao ângulo de Brewster. Liguei o rádio e nada, um ou outro europeu em 40 e 80. A banda de 20 metros completamente fechada, é claro, sem antena a coisa complica, o L invertido de 160 não ajuda em 20. Fiquei ainda uns 10 minutos e voltei a dormir, com um pressentimento terrível: a propagação está pior do que eu esperava. Por volta das 06:00 voltei para o rádio e comecei a procurar por algum sinal de Swains, sem telefone ou VHF o jeito foi voltar aos velhos tempos e corujar, bem devagar e com muita atenção. Ajustei o VFO para 7.000,00 kHz e fui subindo lentamente. Nenhum sinal em CW, nenhum pile-up, nada de novo. Fazer um país novo em 40 metros fonia é um exercício de paciência, as rodadas e os DXers sulamericanos cobrem os sinais das expedições. Em 7.085 tem alguma coisa: W3, again please, you are five nine, hummm W3, deve estar ouvindo em 7.200, vamos ouvir lá em cima. É aqui que é a festa? O pile-up comia solto. O sinal do KH8SI até que estava bom, mas o que é isso? CQ 40 CQ 40 para a rodada da fraternidade, aqui é PY7%#* hoje comemorando 48 anos de rádio. Argh!!! A minha antena está de frente para o aniversariante e de costas para o DX, que horror! Depois de muita briga ouvi meu indicativo, mas não fiquei seguro porque ele me chamou mais de uma vez e não ouvi o OK. Alguns operadores só colocam o indicativo no log se ouvirem o QSL da reportagem. Algumas vezes recebemos o temível NIL, not in log, porque a reportagem foi coberta por alguém que chamou por cima. Mas... na falta de outro QSO vai esse mesmo. Coloquei no log e fiquei corujando para ver se ele voltaria para América do Sul. Os sinais se mantiveram estáveis até as 08:10 quando a camada D finalmente bloqueou a banda, a festa ficou para os japoneses. Fiz ainda algumas tentativas em 30 metros, mas o pile-up estava ensurdecedor. A antena de 160 não sai bem em 30 de modo que acabei desistindo.
Sábado, 29 de julho, 16:00 hora local.
Liguei o rádio e fui para os 15 metros ver como andava a propagação. Comecei a corujar em 21.000 e logo ouvi o terrível espanta-expedição: CQ TEST. Nada espanta mais expedição do que um conteste. Nenhum sinal de KH8 em 15, tentei 17 metros e ouvi um pile-up por lá, mas nem um sinal deles. Desanimador. Nem tentei os 20 porque não teria antena de qualquer modo.
Domingo, 30 de julho, 06:15 hora local.
Hoje eles estão em 7.080, sinais bons, acho que vai dar QSO. Liguei o Henry e fiquei na espreita, fiz alguns chamados mas sem sucesso. Now I'll change operator, please QRX for 5 minutes. Fiquei corujando a frequência vazia, felizmente não havia rodada nem splatter, animador, vamos ver se eu faço na frequência. Passados algo em torno de 8 minutos, escuto um sinal de sintonia. Chamo o KH8SI e escuto o operador: I'm sorry, I was tuning up with the 80 meters antenna, how is my signal? Respondo com meu indicativo e digo: You are quite strong here in South America. O miserável deu uma risadinha e disse: You have to call me on 7.090 e fez um longo CQ DX de KH8SI finalizando: Listening on seven zero niner zero QRZ? Respondi na hora, eu e todo o Japão, mais os VKs e ZLs, além é claro, dos sul-coreanos e companhia. Droga, conversei com a expedição mas não fui para o log. Não os ouvi em 30 e com isso encerrei o dia.
Segunda-feira, 31 de julho, 06:15 hora local.
Caberia ao velho e leal SB220 a difícil missão de furar o prédio do lado e colocar algum sinal em Swains. Aqui em São Paulo, pelo menos tenho acesso a internet. Não os achei em 40 metros, estavam em 20, mas sem propagação. Em 30 os sinais estavam miseravelmente pequenos, nada que valesse uma única chamada. Não há má sorte que dure para sempre, eis que o cluster avisa que eles estão em 3.795. Sintonizei rapidamente o linear e chamei na frequência, ele voltou para LU2NI. Outra chamada e ele avisa: Now listening 3790. Mudei a frequência do transmissor e chamei Piaui two Yankee Portugal. Ouço: the Yankee Portugal again please. Passo o indicativo e ouço: Hi Cesar, very nice to hear you, you are 59. Thank you Paul you're also five nine, 73, respondo ao velho amigo F6EXV. Finalmente estou no log.
Terça-feira, 01 de agosto, 06:00 hora local.
Eles aparecem em 7090 ouvindo em 7.200. Chamo várias vezes e consigo o QSO. Fonia está resolvido em 40 e 80 metros. Preciso de um QSO em CW. Não quero ficar devendo 2 países na modalidade: P5 e este agora. Espero que apareçam em 40 CW esta manhã. O tempo passa, eles estão em 20 mas sem propagação. Finalmente, por volta das 07:15 eu começo a ouvi-los em 10.106, mas muito fraco. O operador, igualmente fraco, não consegue copiar os indicativos de primeira, repete muito. Mal sinal, operador assim só consegue copiar sinais acima de S9. Chamo várias vezes e escuto 'pê' ??. repito uma vez só e escuto 'pê?2?'. Esse pê é o meu, declaro. Chamo 2 vezes para conferir o tempo de resposta e ouço: 'pê?2?'. Chamo novamente mas ele volta KH8SI QRZ UP? os sinais começam a cair e finalmente às 07:45 desligo tudo. O QSO em CW fica para a próxima operação. Well, como diz o nosso mestre W9KNI no seu livro The Complete DXer: Most of the time we all are loosers.
73 DX de PY2YP - Cesar

Nenhum comentário:

Postar um comentário