sábado, 2 de junho de 2012

CQ DX

O meu telefone celular está programado para tocar CQ DX CQ DX BK quando algum radioamador me liga. O volume é relativamente baixo, o suficiente para que eu possa ouvir com o telefone no bolso ou mesmo a alguns passos de distância.
Na noite de encerramento do WRTC em 2006, enquanto aguardávamos o início da solenidade, estávamos o PY2SP, PY1KN, PT7CB, PT7YV e mais algumas pessoas. O burburinho era relativamente alto, todo mundo ao redor estava conversando, em várias línguas, algo como um gigantesco pile-up de fonia.
Na mesa ao lado, um grupo de americanos, todos contesteiros, falando pelos cotovelos, sobre antenas e coisas do gênero, numa outra mesa, um grupo de finlandeses falando alto, num idioma que só eles entendem, algo muito próximo da cacofonia, nada que se possa copiar. Numa outra mesa mais à frente, um grupo de tuberculosos, todos operadores de banda baixa, dentre eles o famigerado SP2FAX e além de outros cobrões dos 160. Deviam estar a falar da top band, estavam longe, não se podia copiar nada do que falavam.
Abri o telefone e coloquei o chamado geral. Os americanos da mesa ao lado, nem perceberam, o ruído de fundo estava realmente mais intenso do que o toque do telefone. Mas deixei tocar um pouco mais CQ DX CQ DX BK CQ DX CQ DX BK.
Não demorou muito, numa das flutuações do burburinho, o pessoal da mesa mais longe, a dos tuberculosos, começou a se mexer nas cadeiras, como se algo os incomodassem. Mais uns momentos e o SP2FAX congelou o gole de chopp, parou no meio, fez um leve sinal com a outra mão e pousou o copo.
Na mesa ao lado, os contesteiros acostumados a copiar apenas sinais fortes não deram a mínima ao CQ, não copiavam mesmo.
Já os tuberculosos, começaram a varrer o ambiente com os olhos a procurar de onde vinha aquele sinalzinho no meio do ruído. Os ouvidos de todos eles se esticaram, como fazem os cães quando alguém encosta no portão das suas casas.
O SP2FAX logo descobriu a fonte do chamado geral e acenou com as mãos, como a dizer: 339 339 73 TU
73 DX de PY2YP - Cesar

Nenhum comentário:

Postar um comentário