quinta-feira, 27 de junho de 2013

Parâmetros para etiquetas

Os usuários do DX4WIN certamente já se depararam com um pequeno problema na impressão de etiquetas que vêm em folhas. Eu pelo menos tive esse problema durante anos até que decidi estudar o problema com mais atenção e finalmente resolvê-lo. O problema a que me refiro acontece nas últimas linhas de etiquetas quando o indicativo começa a ficar muito próximo da borda superior até que, em alguns casos, fica com a parte superior das letras invadindo a etiqueta da fila acima. Se alguém já teve esse problema aqui está a solução.
Inicialmente é preciso entender o significado de cada um dos parâmetros utilizados pelo DX4WIN: FILE | DATABASES | LABELS. Eu utilizo etiquetas da Pimaco modelo 6180 com 30 etiquetas por folha. Os parâmetros citados neste exemplo são os que uso para impressão nesse modelo mas podem facilmente ser adaptados para quaisquer outros. Os valores a seguir são os valores default da etiqueta 5160, similar à 6180:
Number across: 3 é o número de colunas de etiquetas;
Number down: 10 é o número de linhas de etiquetas;
Label width: 66,67 mm é a largura da etiqueta;
Label height: 25,40 mm é a altura da etiqueta;
Horizontal pitch (distância entre dois objetos): 69,85 mm é a distância entre as colunas;
Vertical pitch: 25,40 mm é a distância entre as linhas;
Spacing left: 4,78 mm é a margem esquerda ou a distância entre a borda da etiqueta e borda do papel;
Spacing top: 12,70 mm é a margem superior ou a distância entre a borda superior da etiqueta e borda do papel;
Horizontal Shift: 0,00 mm é distância entre o texto e a borda da etiqueta ou o valor usado para deslocar o texto a partir da borda esquerda da etiqueta. Este valor altera apenas o texto dentro da etiqueta e não a localização da etiqueta no papel, é como se fosse a margem dentro da etiqueta;
Vertical Shift: 0,00 mm é distância entre o texto e a borda superior da etiqueta;
Com estes valores a impressão não fica boa, como eu disse no início, o texto começa a "subir" até "comer" um pedaço do indicativo. Aparentemente há um problema no passo da impressão, isto é, a impressão na 2a linha de etiquetas desloca um pouco, na 3a linha desloca mais um pouco e assim por diante. Inicialmente tentei modificando os valores das margens, tanto esquerda quanto superior. Deu certo para o deslocamento horizontal, mas no vertical o problema permanecia. Em seguida alterei os valores do deslocamento (shift) e o resultado foi exatamente o mesmo. Por que o problema estava apenas no deslocamento vertical? Seria algo relacionado com o driver de impressão?
O valor do pitch, tanto horizontal quanto vertical, compreende a distância efetiva entre duas etiquetas alternadas, isto é, a distância entre a etiqueta da primeira coluna e a da terceira coluna, ou, entre a primeira e terceira linha, incluindo nessa conta o corpo da etiqueta da segunda linha ou coluna. Uma análise mais cuidadosa dos valores default apontaram algo estranho: comparando a largura da etiqueta com o pitch verifiquei que o pitch era ligeiramente maior do que a largura da etiqueta, enquanto a distância vertical (pitch) era exatamente igual à altura da etiqueta. Hummm, o fabricante de etiquetas estava afirmando que a distância vertical entre as etiquetas era igual a zero. Peguei uma lupa e examinei cuidadosamente uma folha nova e vi que havia uma pequena diferença, pequena, mas não era zero. Identificado o problema bastaria aumentar o pitch vertical, mas quanto? Como o deslocamento ocorria 9 vezes, número de espaços entre as 10 linhas, essa pequena diferença era multiplicada por 9. Como o deslocamento final era de pouco mais de 2 milímetros bastaria dividir o deslocamento final por 9 e acrescentar ao valor default do pitch. Pronto, problema resolvido.
Abaixo os valores que funcionaram bem para mim:
Number across: 3;
Number down: 10;
Label width: 66,67 mm;
Label height: 25,40 mm;
Horizontal pitch: 69,85 mm;
Vertical pitch: 25,64 mm;
Spacing left: 4,78 mm;
Spacing top: 12,70 mm;
Horizontal Shift: 3,00 mm;
Vertical Shift: 1,00 mm;
Para que coubessem 3 QSOs em cada etiqueta adotei a fonte Consolas - que lembra um pouco as máquinas elétricas da IBM e tem o zero cortado - corpo 9 para o indicativo de chamada da estação e corpo 8 para os dados do QSO.
73 DX de PY2YP - Cesar

Nenhum comentário:

Postar um comentário